domingo, outubro 16, 2005

E NINGUÉM PÁRA O BENFICA

Meus amigos, o Benfica voltou oficialmente a ser uma equipa vencedora.
2 secos ao Porto! Temos motivos para festejar.
Comecemos por uns números:
  • O Benfica não ganhava no Porto há 14 anos (tinha eu 2 anitos...)!Ganhámos hoje.
  • O Koeman fez 9 jogos contra o Adriaansen. Empatou 2, ganhou 7!!

Análise ao jogo:

O jogo não começou bem para o Benfica. O Porto, atacou durante os primeiros 15 minutos e dominou claramente o jogo. Não se esperava outra coisa qualquer pessoa sabe como o Porto joga, principalmente em casa.

Curiosamente, o Benfica começou a melhorar, com a lesão do Micolli (que Koeman já disse que deve estar fora durante algumas semanas). Entrou o Geovanni, para o lado direito, e o Karagounis foi para o centro. Ele que no início foi um dos mais interventivos do Benfica, foi perdendo algum fulgor, já que as condições físicas não seriam obviamente as melhores. Deixou mesmo assim, boas indicações. Parece ser um jogador esforçado e com talento. O Benfica foi continuamente melhorando o sue nível de jogo.

Na 2ª parte, o Glorioso SLB entrou mais forte. Aos 54 minutos, entrou o Karyaka, que revolucionou por completo o Benfica. Trouxe uma alma nova ao ataque. e por isso, ao minuto 12 já lá estava dentro o primeiro. De quem? Do Nuno Gomes de quem é que havia de ser? E passados 7 minutos, mais um ( de quem?) do Nuno Gomes, pois claro! O Porto foi depois em busca do golo, mas sempre de uma forma inconsequente, sem sequer criar perigo. O jogo foi-se desenrolando, com o Porto perfeitamente controlado por parte do Benfica, e chegaram-se a ouvir Olés dos benfiquistas presentes!

Algumas considerações:

Sobre o Porto:

Este foi um Porto muito diferente daquele que estávamos habituados a ver, nomeadamente o Porto da era Mourinho. Basta ver que desse longínquo tempo só resta o Vítor Baía e o McCarthy ( nem se deu por ele)... Não defendem na área do adversário, não defendem no meio campo, não defendem na própria área. Quer se queira quer não qualquer defesa precisa de um patrão, e o Porto estava a jogar com um tipo qualquer chamado Bruno Alves e com o Ricardo Costa, que do meu ponto de vista ainda não tem a qualidade do Jorge Costa nem do Pedro Emanuel. Fiquei muito surpreendido, pois só neste jogo reparei que o Ricardo Costa é o capitão do Porto. Por favor! O verdadeiro capitão do Porto é o Jorge Costa, mas se o treinador não gosta dele, o "chefe" da equipa deveria ser o Vítor Baía, que tem muito mais anos de casa e muito mais experiência.

Sobre o Benfica:

Quim - Parece-me bastante óbvio que o merece o lugar de titular na equipa. Comparando com o Moreira, tem mais experiência (muito importante num guarda redes), sai melhor às bolas por alto, e comunica melhor com os colegas. Mostrou, tanto hoje como no jogo da selecção, que é o melhor guarda redes português.

Karyaka - Surpreendeu pela positiva (e muito). Sinceramente, não estava à espera que jogasse como jogou, se praticamente ainda só tinha jogado na pré-época. Mas entrou muito bem no jogo, deu uma maior consistência ao meio campo ofensivo do Benfica, e teve clara influência no resultado.

Nuno Gomes - É oficialmente o "novo" goleador do Benfica! Em sete jogos, já tem seis golos, o que lhe dá praticamente uma média de um golo por jogo, e quem tem um jogador que marca um golo por jogo, dificilmente perde. Parabéns ao "novo" Nuno Gomes, que voltou a ser o "velho" Nuno Gomes.

Defesa - Imaculada. Sem falhas, o Luisão e o Anderson fizeram um jogo praticamente perfeito. Nada a apontar. O Koeman tem uma escolha difícil para o centro da defesa. Devo confessar que tenho um carinho especial pelo Ricardo Rocha. Acho que ninguém "dobra" os laterais como ele; tanto o esquerdo como o direito. Faz cortes espectaculares. Mas antes ter 3 grandes centrais do que só 2. O Nélson é um grande lateral, que tem o dom de fazer excelentes cruzamentos. Sabe o que quer, e tem um grande futuro pela frente. O Léo também jogou bem. Esteve muito bem defensivamente, e aventurou-se em terrenos mais avançados. Foi claramente mal expulso ( mas o árbrito queria compensar a expulsão do Bruno Alves...).

Manuel Fernades & Petit - Voltaram finalmente ao caminho certo. Os dois estiveram muito bem. Controlaram aquela gente toda de azul e branco, e esperamos que continuem as boas exibições.

Simão & Geovanni - Devo confessar que não sou grande fã do Geovanni. É demasiado dorminhoco, mas à sua maneira, ajudou o Benfica. O Simão, como sempre, quando é chamado corresponde, e ninguém pode negar que é de uma importância crucial tanto na táctica, como no espírito desta grande equipa.

Gerais:

Aquela besta chamada Bruno Alves só à conta do jogo de hoje devia ter levado 3 cartões vermelhos. Um por ter empurrado o Petit sem qualque provocação, outra pela entrada assassina sobre o Nuno Gomes (81 min), e outro pela agressão bárbara ao Nuno Gomes (81 min). Esse rapazito devia ser proibido de jogar futebol.

O Sr. José Veiga, jé tem idade para ter juízo. Para quê provocar ols adeptos adversários? Isso fazem eles se quiserem. Nós devíamos ser superiores a mesquinhices dessas e deixarmo-nos de tretas. E também acho desnecessário festejar vitórias antes destas acontecerem. Para quê pôr-se a abraçar o Komen quando o Porto ainda tinha tempo de marcar 2 golos e empatar o jogo? Era uma humilhação ainda maior.

O Adriaanse parece estar em fase de negação. Deve ter sido do choque. O jornalista da Sporttv perguntou-lhe se se ia embora do Porto. Como tinha dito que se os adeptos o quisessem fora, bastava mostrar os lenços brancos... Ele disse que nunca tinha afirmado tal coisa! Anda a ficar esquecido! E ainda disse que os lenços brancos não tinham sido mostrados por adeptos do Porto. Foram benfiquistas!!!! É pá, essa ainda é melhor! A gente não se anda para aí a pintar de azul e a vestir camisolas e cachecóis esquisitos! Nós contentamo-nos com o melhor, e por isso exigimos o vermelho! Somos gente de bom gosto!

Meus amigos, saudações benfiquistas, neste dia de felicidade! E viva o Benfica!!!